Governança Corporativa – Um Sistema que Gera Valor
A Via Appia Concessões adota rigorosas práticas de Governança Corporativa, alinhando-se aos mais altos padrões do mercado, aderente aos principais padrões previstos no segmento do Novo Mercado, o mais exigente da Bolsa de Valores, e seguindo as principais diretrizes do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Para fortalecer nossa aderência às melhores práticas, fazemos revisão recorrente das nossas políticas internas e adequação da estrutura organizacional para um modelo mais ágil, enxuto e eficiente.
Estrutura de Governança Corporativa na Via Appia Concessões
A estrutura de governança corporativa da Via Appia Concessões é composta por órgãos que garantem a transparência, ética e eficiência em nossas operações.
Conselho de Administração:
Nosso Conselho de Administração, composto por sete membros efetivos, incluindo dois independentes, é o órgão responsável por definir as orientações gerais do negócio. Além disso, acompanha o desenvolvimento e implementação do Programa de Ética, garantindo a disseminação dos valores da empresa.
Conselho Fiscal:
Composto por três membros efetivos e três suplentes, o Conselho Fiscal é encarregado da fiscalização dos atos dos administradores e da gestão da Companhia, emitindo opiniões sobre as demonstrações financeiras e acompanhando práticas éticas.
Comitês de Assessoramento:
Nossos Comitês de Assessoramento apoiam o Conselho de Administração nas decisões estratégicas. Contamos ainda com comitês internos dedicados a temas cruciais para o desenvolvimento de nossos negócios.
Diretoria:
A Diretoria da Via Appia Concessões, composta por seis membros, é responsável por executar o plano de negócios e a estratégia do grupo.
Políticas Corporativas
Nossas políticas corporativas são direcionadas por diretrizes e responsabilidades, refletindo a cultura ética em nossas ações diárias. Parte integrante do Programa de Ética – Sistema de Integridade, essas políticas são revisadas a cada dois anos pela Diretoria de Compliance, assegurando o aprimoramento contínuo e adaptabilidade a novos desafios identificados.